A defesa de Jair Bolsonaro, representada pelo advogado Paulo Amador Bueno, disse que é “crível” que o ex-presidente tenha sido abordado por aliados com propostas de golpe de Estado.
Segundo Bueno, Bolsonaro não aderiu à trama golpista.
— É crível que as pessoas o abordassem com todo tipo de proposta. E é fato que ele não aderiu a elas — disse Amador Bueno.
Para a PF, no entanto, Bolsonaro atuou diretamente na ofensiva antidemocrática. Ele foi indiciado ao lado de 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do estado democrático de direito e organização criminosa.
Questionado se os comandantes do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, e da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Júnior, mentiram em seus depoimentos na PF nos quais relatam que Bolsonaro lhes apresentou uma minuta golpista, o advogado diz que não, mas nega o teor do documento:
— Eles conversaram, assim como os ministros, diversas vezes com o presidente, mas nunca foi tratado de algum movimento golpista — disse o defensor. — Nunca foi tratado de algum movimento golpista. O que se falou principalmente, vou até afunilar nisso num ponto, teria sido uma discussão sobre aplicação do estado de defesa.
‘Bolsonaro desconhecia planos’
Bueno disse que Bolsonaro desconhecia os planos golpistas que previam a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice, Geraldo Alckmin, e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O advogado citou que, segundo a PF, esses planos foram encontrados com militares de baixo escalão na hierarquia do Exército.
— O presidente acha uma maluquice esse plano. Jamais participaria de uma coisa desse tipo.
O advogado ainda ressaltou que um dos documentos apreendidos previa a criação de um “Gabinete Institucional de Gestão da Crise”, que seria formado pelo ministro Augusto Heleno e pelo ex-ministro Walter Braga Netto, e não pelo presidente.
— Quem seria beneficiado seria uma junta que seria criada após a ação, Operação Punha Verde Amarelo. E nessa junta não estava incluído o presidente Bolsonaro.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘
fbq(‘init’, ‘1407078100043444’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Deixe seu Comentário