O Fantástico, da TV Globo, deste domingo (10) fez uma longa reportagem contrapondo as ações de controle de contágio do coronavírus em países da América do Sul em com a resistência do governo brasileiro em decretar isolamento social rígido.
O Portal Voz do Sertão destacou que o Brasil, com 11,1 mil vítimas fatais, possui mais do que o dobro do número de mortos registrados em todos os outros países do subcontinente, 4,7 mil.
As declarações dos presidentes Alberto Fernández, da Argentina, e Mario Abdo Benítez, do Paraguai, de que o Brasil é um risco para a região foram pontuadas pela apresentadora Poliana Abritta logo na abertura da matéria.
Os dois países ganharam destaque na reportagem de Raphael Sibilla no telejornal. Com uma quarentena forte, os dois países vizinhos registram marcas bem abaixo da do Brasil.
“Obviamente é um risco muito grande […] Por isso eu digo que não entendo quando se fala com tanta irresponsabilidade, na verdade eu não entendo”, diz Fernández em trecho de entrevista.
“Nem passa pela cabeça reabrir fronteiras com o Brasil”, disse Abdo, por sua vez.
As medidas adotadas pela Colômbia também ganharam espaço. O país determinou que as pessoas só podem sair de casa uma vez por semana de acordo com o último dígito do RG.
Jarbas Barbosa, vice-diretor da OPAS, criticou o governo Bolsonaro.
“Quem esperou muito para adotar medidas de restrição passa por uma explosão de casos”, declarou.
Deixe seu Comentário