Coronavírus

Primeiro caso de Covid-19 no mundo completa 1 ano. Veja linha do tempo

Faz um ano que o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado no mundo, o vírus se iniciou na cidade chinesa de Wuhan, e rapidamente se alastrou por todo o mundo. Desde então, o vírus fez vítimas por todo o globo, mais de 1,4 milhões de pessoas morreram e mais de 63,5 milhões, foram infectadas. Os Estados Unidos lideram o ranking em números de mortos e infectados, com 268 mil e 13,6 milhões, respectivamente. Em seguida, aparece o Brasil com 173 mil mortes e 6,3 milhões de infectados.

No Brasil, o primeiro caso da doença coincidiu com o fim do carnaval, devido a grande aglomeração de pessoas em diversas cidades do país. A primeira morte ocorrida no Brasil foi em 17 de março, uma aposentada de 62 anos com histórico de diabetes. Desde então, a doença cresceu exponencialmente entre a população e medidas de segurança foram tomadas entre o governo e órgãos competentes.

Desde o ano passado, entidades e governos, entre outros, pesquisam, estudam e criam uma vacina contra o Covid-19. A corrida da vacina se faz urgente, ante a pandemia global. No dia 02 de dezembro, o Reino Unido, foi o primeiro país do mundo a autorizar uma vacina contra a Covid-19. E foi seguido por outros países, como Estados Unidos, Rússia e China.

Nesta quinta-feira (07/01), foram anunciados os resultados dos testes de eficácia da CoronaVac, a vacina da farmacêutica chinesa Sinovac que está sendo desenvolvida no Brasil em parceria com o instituto Butantan. De acordo com o governador de São Paulo, João Dória, os resultados dos testes confirmam que a vacina protege 78% das pessoas que a tomam contra o Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo o governo, a vacina garantiu a proteção total (100%) contra mortes, casos graves e internações nos voluntários vacinados que foram contaminados. Nenhum dos infectados precisou de internação hospitalar, afirmou o Instituto Butantan. Foi 78% de eficácia em casos leves de Covid, isso de acordo com os resultados feitos por um grupo específico em uma das etapas dos estudos. Ainda não foi divulgada a eficácia da taxa geral, relacionado ao início da pesquisa, mas de apenas um grupo específico.

O governo do estado de São Paulo, disse que a vacina será aplicada em duas doses a partir do dia 25. O estado terá mais de 10 mil postos de vacinação em todos os 645 municípios. A vacina será administrada em duas doses, em um intervalo de 21 dias, e confirmou o inicio da vacinação em 25 de janeiro.  Na primeira fase da imunização, até 28 de março, a CoronaVac, será destinada a 09 milhões de pessoas, entre idosos, profissionais da área de saúde, indígenas e colombolas.

Primeiro caso de Covid-19 no mundo completa 1 ano. Veja linha do tempo
Professor, Analista de Sistema, Matemático e Blogueiro por paixão. Gosto de escrever, ler bastante e de está sempre aprendendo algo novo, nunca é demais o aprendizado, leva uma vida toda.

Deixe seu Comentário

Veja Mais Relacionadas

Nossos Produtos