O Brasil tem 396 empresas cujo modelo de negócios se baseia na aplicação da inteligência artificial (IA) no segmento de marketing, atualmente. O dado faz parte do mapeamento “Scape Report IA Marketing 2025” feito pela assessoria de investimentos especializada em fusões e aquisições Pipeline Capital, com o apoio da associação Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil.
Nesta primeira edição do relatório, as empresas mapeadas como relevantes no ecossistema brasileiro da IA para o marketing foram organizadas em 13 segmentos, informa a Pipeline Capital.
Entre as categorias com maior número de empresas mapeadas estão marketing e vendas (62), IA generativa (62), IA analítica (51), e-commerce e varejo (35) e finanças e processos (33).
O mapeamento ainda inclui empresas de IA que prestam serviços para áreas de marketing nos segmentos de logística (27), saúde (22), experiência do consumidor (21), internet das coisas (17), consultoria de IA (23), segurança (13) e ainda empresas que desenvolvem modelos avançados e ferramentas para aplicação de inteligência artificial em larga escala, as empresas de IA robusta (6).
A ideia, segundo os organizadores do estudo, é atualizar o mapeamento on-line permanentemente, oferecendo um recurso que facilite a visualização das empresas do setor e traga oportunidades de negócios.
O IAB Brasil e a Pipeline Capital também produziram um mapeamento de empresas de tecnologia com foco em marketing (“martechs”) e em publicidade (“adtechs”). O “Scape Report Martech & Adtech“, lançado em setembro de 2024 está disponível on-line, mediante cadastro.
Deixe seu Comentário