O registro da história associado à valorização da cultura local, por meio do conhecimento e do estudo de obras que representem o modo de ser do povo no contexto socioeconômico-cultural em que a escola está inserida, se constituem em fatores capazes de fomentar nos alunos as habilidades de leitura e escrita.
A justificativa para que o município invista nesse projeto tem como base a análise das avaliações institucionais, que têm demonstrado o baixo nível de proficiência em Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. Ao mesmo tempo, essas avaliações indicam quais são as competências leitoras consideradas fundamentais para se ter sucesso na escola e no mundo do trabalho.
Desenvolver essas competências nas crianças e jovens ainda se constitui um grande desafio enfrentado cotidianamente por professores nos mais diferentes contextos.
O tema gerador do projeto apresenta a ideia de que o registro da história associado à valorização da cultura local, por meio do conhecimento e do estudo de obras que representem o modo de ser do povo no contexto socioeconômico-cultural em que a escola está inserida, se constituem em fatores capazes de fomentar nos alunos as habilidades de leitura e escrita.
O projeto se propõe, ainda, a fortalecer e valorizar o resgate da cultura oral e da história própria de cada comunidade.
O ponto de partida será o incentivo à leitura e os estudo dirigido do livro O Vaqueiro e a Senhora das Águas, por se tratar de uma obra ambientada no contexto do município e que se aproxima do modo de vida da maioria dos alunos e professores.
Para quem tiver interesse em adquirir o livro usado como base do projeto basta acessar: O vaqueiro e a Senhora das Águas
Deixe seu Comentário