Crateús

História de Crateús

170

É um município brasileiro e uma das cidades mais importantes e antigas do estado do Ceará, tendo o título de Capital do Oeste do estado, é uma das cidades mais desenvolvidas dos sertões cearenses, situando-se atualmente como a décima cidade cearense mais populosa, a 5ª mais desenvolvida e o 10ª maior PIB do estado do Ceará. localizado na microrregião do Sertão de Crateús. Constitui-se numa cidade com expressiva importância regional. Destaca-se na tradicional função de comercialização de produtos rurais, provenientes do desenvolvimento da agricultura no sopé dos vales da região dos sertões crateuenses. É Geograficamente cortada pelo rio Poti e pela Serra grande, Crateús situa-se na região oeste do Ceará. Está entre as 50 melhores cidades do interior parar se morar, segundo a Revista Exame. Essa característica aliada ao seu posicionamento geográfico lhe confere a condição de grande pólo comercial no Ceará, e até para o estado do Piauí; especialmente para logística. É cortada pela BR-226 e fica muito próxima a BR-020 (Rodovia Brasília-DF – Fortaleza-CE).

Etimologia

O topônimo “Crateús” vem do nome da tribo indígena que habitava a região: karati, karatús ou karatis e us (povo ou tribo).

História

As terras de Crateús, ao sul da Chapada da Ibiapaba, e às margens do rio Poti, eram habitadas pelos índios Karatis, antes da chegada dos portugueses e bandeirantes no século XVII.

Com o sucesso da economia do mercantilismo a vila piauiense de Piranhas destaca-se como entreposto comercial comunicando o Ceará e o Piauí, devido ao acidente geográfico (boqueirão) entre a Serra Grande e a de Ibiapaba, facilitando o tráfego entre os dois estados.

A vila Príncipe Imperial integrou o estado do Piauí até o ano de 1880, quando foi anexada ao território do Ceará, como resultado da solução encontrada para o litígio territorial entre esses dois estados. O Ceará reconheceu a jurisdição do Piauí sobre o município de Amarração (Luís Correia) e em troca o Piauí ofereceu dois importantes municípios piauienses: Independência e Príncipe Imperial.[9]

Com a expansão da Estrada de Ferro de Sobral-Camocim para o Piauí, em 1911, as terras de Crateús foram cortadas pela ferrovia e, em 1912, duas estações de trem foram construídas no município: Crateús e Sucesso, e depois outras estações foram construídas em: 1916 Poti, em 1918 Ibiapaba,  em 1932 Oiticica  e Santa Terezinha.

Devido ao acidente geográfico, o canyon do rio Poti, que corta a Serra Grande, uma conexão natural entre Ceará e o Piauí, o mercantilismo entre os dois estados e o crescimento ao redor da estrada de ferro, Crateús desenvolveu-se como centro urbano e comercial no qual diversos grupos étnicos estão presentes, tanto etnias indígenas (Tabajara, Potyguara, Calabaça, Kariri, Tupinambá) como de descendentes africanos (Quilombos: Queimadas).

Formação

Em 1832, Crateús foi elevado a categoria de vila ainda com o nome de Príncipe Imperial, sendo desmembrado de Castelo do Piauí. Em 1880, foi transferido da província do Piauí para a do Ceará através da Lei Nº 3.020 de 22 de outubro de 1880. Em 1889, mudou o nome para Crateús tendo o nome oficializado através do Decreto de Lei Nº 01 de 2 de dezembro de 1889. Em 1911, foi elevado à categoria de cidade. Em 1920, Crateús já tinha 2 distritos: Barrinha e Santana. Em 1929, o distrito Barrinha muda o nome para Ibiapaba, e no mesmo ano é formado mais um distrito: Irapuá. Na divisão administrativa de 1933, Santana não figura como distrito de Crateús; no quadro só aparecia, além do distrito-sede, Graça, Ibiapaba, Irapuá e Tucuns’. Em 1938. Irapuá é rebaixado a povoado, e Graça muda o nome para Chaves, e mais dois distritos são criados: Oiticica e Poti. Em 1944, Chaves muda o nome para Rosa. Em 1951, Irapuá novamente é elevado a categoria de distrito e é criado mais um distrito: Montenebo. Em 1955, mais um distrito: Santo Antonio. Em 1963, Ibiapaba se emancipa de Crateús e anexa o distrito de Oiticica, e no mesmo ano Montenebo também se emancipa com o nome de Monte Nebo. Em 1965, Crateús anexa o território dos extintos municípios de Ibiapaba e Montenebo (ex-Monte Nebo).

Em 1996, Crateús forma mais cinco distritos: Assis, Curral Velho, Lagoa das Pedras’, Realejo e Santana

Vegetação
A predominância da caatinga arbórea (floresta caducifólia espinhosa), caatinga arbustiva aberta, mata seca (floresta subcaducifólia tropical pluvial) e a vegetação de carrasco, xerófita arbustiva densa de caules finos. Com seu Clima Tropical quente semiárido.

Aspectos socioeconômicos
A maior concentração populacional encontra-se na zona urbana. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis, ensino de 1° ao 3° grau de ensino médio e de formação universitária, também conta com a construção de um novo shopping center, uma biblioteca pública(Biblioteca Municipal Noberto Ferreira) e um teatro (Teatro Municipal Rosa Moraes ou mais conhecido como Casa da Rosa). Destaca-se ainda o 40º BI – Quadragésimo Batalhão de Infantaria com sede nessa cidade, situado no bairro dos Venâncios, à margem direita da BR-226 – Saída para a cidade de Independência que teve sua instalação e inauguração no ano de 1954 com o nome de 4º Batalhão Ferroviário e posteriormente passou a denomina-se de 4º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção).

Turismo
O turismo também é uma das fontes de renda, devido as belezas naturais e monumentos históricos como:

Arco de Nossa Senhora de Fátima
Monumento a Coluna Prestes (O Raio de Oscar Niemeyer)
Teatro Rosa Moraes
Estádio Juvenal Melo
Estação ferroviária de Crateús
Aeroporto de Crateús
Lagoa das Pedras (Crateús)
Furnas dos Caboclos (Monte Nebo),
Canyon do Rio Poti,
Serra de Ibiapaba
Grutas e cavernas,
Castelo de Pedra,
Olho d’Água,
Açudes Carnaubal e Realejo,
Reserva Natural Serra das Almas(aberta à visitação)
a Casa de Farinha, (uma construção com centenária).
a Serra de Tucuns.
 

Portal Voz do Sertão | Você conectado com a notícia.
Somos um site de informações da Região dos Inhamuns. Nosso maior foco é a cidade de Crateús. Aqui, você vai encontrar notícias atualizadas e informações das cidades de toda a nossa Região.

Crateús irá receber mais de R$ 2 ...

Notícia Anterior

Crateús foi o município que registrou mais ...

Próxima Notícia

Comentários

Veja Mais Relacionadas