Podcast

Bolsas americanas caem e ações de aço e alumínio abrem em alta após anúncio do aumento da taxação de Trump | Mundo

O presidente americano afirmou que iria “fechar permanentemente o negócio de fabricação de automóveis no Canadá” caso as tarifas não fossem revistas. Ainda de acordo com Trump, as taxas vão passar para 50% e entrarão em vigor nesta quarta-feira (12).

“O Canadá deve imediatamente retirar sua Tarifa Antiamericana de Agricultores de 250% a 390% sobre vários produtos lácteos dos EUA, o que há muito tempo é considerado ultrajante. Em breve, declararei Emergência Nacional sobre Eletricidade dentro da área ameaçada. Isso permitirá que os EUA façam rapidamente o que precisa ser feito para aliviar essa ameaça abusiva do Canadá. Se outras tarifas flagrantes e de longa data não forem igualmente eliminadas pelo Canadá, aumentarei substancialmente, em 2 de abril, as tarifas sobre carros que entram nos EUA, o que, essencialmente, encerrará permanentemente o negócio de fabricação de automóveis no Canadá. Esses carros podem ser facilmente feitos nos EUA!”.

Em meio as novas medidas anunciadas, o mercado de ações americano acordou em queda. O índice de referência Dow Jones Industrial Average opera em baixa de 1,31%. Já o S&P 500 está no vermelho em 0,77%, enquanto o Nasdaq, de tecnologia, está em -0,5%.

Já as empresas com ações de aço e alumínio tiveram crescimento nesta manhã. A siderúrgica US Steel subiu 4,3%, a Nucor Corp subiu 2,6% e a Steel Dynamics também teve alta de 2,5%. A Century Aluminum 7,8% e a Alcoa 2%. As informações são da Reuters.

Adiamento das tarifas sobre o México

O presidente Donald Trump anunciou no início de março que adiou as tarifas de 25% sobre a maioria dos produtos do México por um mês, após uma conversa com a presidente do país, Claudia Sheinbaum.

Este é o segundo adiamento de um mês que Trump anuncia desde o primeiro anúncio dos impostos de importação no início de fevereiro. O adiamento se aplicaria a bens que estão em conformidade com o acordo comercial que Trump negociou com o Canadá e o México em seu primeiro mandato.

Em uma rede social, justificou o recuo: “Estamos trabalhando duro, juntos, na Fronteira, tanto em termos de impedir que estrangeiros ilegais entrem nos Estados Unidos quanto, da mesma forma, impedir o Fentanil”.

O anúncio de Trump vem depois que Secretário de Comércio, Howard Lutnickc, dizer que as tarifas sobre o Canadá e o México “provavelmente” seriam adiadas. No entanto, contra o Canadá, a situação mudou.

Lutnickc enfatizou na época, entretanto, que as tarifas recíprocas, nas quais os Estados Unidos aplicam impostos de importação em países que tarifam exportações dos EUA, ainda serão implementadas em 2 de abril.

Bolsas americanas caem e ações de aço e alumínio abrem em alta após anúncio do aumento da taxação de Trump | Mundo
Acompanhe as últimas notícias e acontecimentos relevantes de cidades do Brasil e do mundo. Fique por dentro dos principais assuntos no Portal Voz do Sertão, aqui você vai ficar conectado com as notícias.

Deixe seu Comentário

Veja Mais Relacionadas

Nossos Produtos