Podcast

Nunes vai recorrer de decisão que autorizou PF a abrir inquérito contra no caso da máfia das creches | São Paulo

A defesa de Ricardo Nunes informou que vai recorrer de uma decisão da Justiça Federal que autorizou a Polícia Federal a abrir um inquérito contra o prefeito de São Paulo no caso que ficou conhecido como máfia das creches.

A investigação autorizada é para apurar uma possível ligação de Nunes, quando ainda era vereador, com duas empresas envolvidas no esquema que desviava dinheiro público de creches. Em 2021, outra operação investigou esse mesmo esquema, nomeada de Operação Day Care, e indiciou 116 pessoas por suspeita de desvio de verba.

O foco na época foram as OS que administravam creches conveniadas à prefeitura e, de 152 creches investigadas, 112 apresentaram processos com prestação de contas com indícios de irregularidade. Para os investigadores, as empresas emitiam notas fiscais frias de prestação de serviço ou de compra de produtos que nunca existiram e parte das pessoas ligadas ao esquema ficava com parte dessa quantia. No relatório final da Operação Day Care, a PF também pediu autorização da Justiça para continuar investigando o caso.

Os investigadores identificaram uma remessa de R$ 31 mil reais para o prefeito, o valor saiu da conta de uma das empresas investigadas por emitir notas frias. Ricardo Nunes, no entanto, afirma que o serviço foi mesmo prestado pela empresa da família, que é uma empresa de dedetização e disse que vê motivação política nessa investigação.

Eu recebo essa notícia com perplexidade, porque não existe absolutamente nada, o Ministério Público Estadual já havia feito a investigação e concluído que não existe nenhum tipo de envolvimento da minha parte. A solicitação dessa continuidade de investigação se deu há dois meses da eleição, mas a disposição para prestar informações, mais informações se assim forem necessários. Eu confio bastante na instituição Polícia Federal, mas é lógico, em toda instituição você tem pessoas que têm algum comportamento que foge daquilo que a gente espera de razoável e de isento.

A Polícia Federal também quer apurar a relação de Elaine Targino da Silva com Ricardo Nunes e a família dele. Ela é presidente de uma das organizações sociais suspeitas de desviar dinheiro das creches e foi também empregada da Nikkey Serviços, que é a empresa de dedetização da família de Nunes. Em nota, a defesa do prefeito, Ricardo Nunes, informou que vai entrar com pedido de habeas corpus nas instâncias superiores, solicitando trancamento do inquérito policial por ausência de indícios, excesso e em especial por falta de justa causa.

Nunes vai recorrer de decisão que autorizou PF a abrir inquérito contra no caso da máfia das creches | São Paulo
Acompanhe as últimas notícias e acontecimentos relevantes de cidades do Brasil e do mundo. Fique por dentro dos principais assuntos no Portal Voz do Sertão, aqui você vai ficar conectado com as notícias.

Deixe seu Comentário

Veja Mais Relacionadas

Nossos Produtos