Podcast

ONU afirma que famílias inteiras foram mortas em repressão militar na Síria: ‘execuções sumárias’ | Mundo

Os conflitos deixaram mais de mil mortos no país, sendo cerca de 700 civis. Essas informações são da polícia local.

Entretanto, até agora, o escritório disse que documentou a morte de 11 civis, porém a expectativa é que esse dado seja bem maior. Foi o que revelou o porta-voz do escritório de direitos humanos da ONU, Thameen Al-Kheetan, em uma coletiva de imprensa em Genebra.

“Muitos dos casos documentados foram de execuções sumárias. Elas parecem ter sido realizadas em bases sectárias”, disse aos repórteres.

Itamaraty orienta brasileiros a sair do país

Forças do governo Sírio na região de Latakia. — Foto: OMAR HAJ KADOUR / AFP

O Ministério das Relações Exteriores também informou que não há brasileiros entre as vítimas. Cerca de três mil moram no território sírio. Diante do número de mortes, países como Estados Unidos e Rússia acionaram o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, os civis mortos incluem mulheres e crianças alauitas, minoria xiita que apoiava o ditador deposto Bashar al-Assad.

O número de mortos é um dos mais altos desde um ataque com armas químicas pelas forças de Assad, em 2013, que matou mais de 1,4 mil pessoas em um subúrbio de Damasco.

Oficial sírio na região de Tartus, que tem sido um dos palcos dos confrontos. — Foto: SANA / AFP

A situação escalonou para um confronto que envolvia a população da região – maioria que foi morta – e também apoiadores de Assad. Segundo as últimas informações, Bashar estaria em um exílio na Rússia.

Os alauítas são uma ramificação do islamismo xiita e representam cerca de 10% da população síria, composta majoritariamente por muçulmanos sunitas.

ONU afirma que famílias inteiras foram mortas em repressão militar na Síria: ‘execuções sumárias’ | Mundo
Acompanhe as últimas notícias e acontecimentos relevantes de cidades do Brasil e do mundo. Fique por dentro dos principais assuntos no Portal Voz do Sertão, aqui você vai ficar conectado com as notícias.

Deixe seu Comentário

Veja Mais Relacionadas

Nossos Produtos