Podcast

Prefeitura de Porto Alegre fecha comportas por risco de inundação do rio Guaíba | Brasil

 Aumento do nível do rio Guaíba, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul — Foto: Donaldo Hadlich/Código 19/Agência O Globo

O rio Guaíba, em Porto Alegre, pode atingir o nível de inundação nas próximas horas. A prefeitura da capital gaúcha passou a madrugada fechando todas as comportas do sistema de proteção contra cheias no lago.

A última medição apontou que o nível está em 3,34 metros. A cota de inundação é de 3,6 metros. Segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o nível deve se manter acima dos 3 metros até sexta-feira.

Nas redes sociais, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, justificou a decisão de fechar todas as comportas.

De acordo com o monitoramento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, pelo menos sete rios estão acima da cota de alerta, além do Guaíba.

Nas cidades de Lajeado e Estrela, na Região dos Vales, o rio Taquari superou os 19 metros da cota de inundação na tarde deste domingo.

Em Lajeado, moradores estão sendo retirados de casa e encaminhados para um abrigo. Em Taquara, o Rio Paranhana atingiu a cota de inundação às três da tarde, com pouco mais de 5 metros.

O Rio Caí também superou a cota de cheia, de 10,58 metros, em São Sebastião do Caí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Também estão cheios os rios Jacuí; Gravataí; Uruguai e Rio dos Sinos.

Desde o início das últimas no Rio Grande do Sul, cinco pessoas morreram e uma segue desaparecida. Em todo o estado, são mais de 1,3 mil pessoas desabrigadas e mais de nove mil desalojadas.

Segundo a Defesa Civil, 27 municípios sofreram danos provocados pelos temporais.

Prefeitura de Porto Alegre fecha comportas por risco de inundação do rio Guaíba | Brasil
Acompanhe as últimas notícias e acontecimentos relevantes de cidades do Brasil e do mundo. Fique por dentro dos principais assuntos no Portal Voz do Sertão, aqui você vai ficar conectado com as notícias.

Deixe seu Comentário

Veja Mais Relacionadas

Nossos Produtos