Uma ouvinte conta que a amiga dela ganha em torno de um salário-mínimo e consegue guardar R$ 500 por mês. Ela pergunta como a amiga poderia investir para fazer o dinheiro render um pouco mais e se precaver das possíveis adversidades. Saiba abaixo a resposta de Marcelo d’Agosto.
Como a sua amiga ganha um salário-mínimo por mês, tem 55 anos, contribui para o INSS e ainda consegue economizar, ela não precisa se preocupar tanto com a aposentadoria. Isso porque o valor da aposentadoria oficial vai ser muito perto do que ela recebe hoje.
Então, o objetivo de investimento dela pode ser o de preservar o dinheiro que tem, para ser usado em caso de alguma necessidade de emergência. Esse é o primeiro ponto.
O segundo é que a caderneta de poupança hoje é a aplicação de renda fixa que rende menos. Mesmo considerando que não tem o imposto de renda. A vantagem é que as pessoas entendem bem como funciona e tem muita segurança.
A aplicação mais próxima dessa segurança da caderneta de poupança é o Tesouro Selic, no Tesouro Direto. Tem o imposto de renda exclusivamente na fonte sobre os rendimentos, mas rende mais. Isso do imposto ser exclusivo na fonte é importante, porque ela não vai precisar começar a declarar imposto de renda. O imposto é automático.
Procurar, no site do Tesouro Direto, uma ferramenta chamada Cad e Pag. Ela usa os dados que ela tem no governo para fazer o cadastro no sistema e já escolhe o banco que vai fazer a intermediação da transação.
Ela pode escolher investir no Tesouro Selic 2028. Começa com um valor pequeno, o mínimo são R$ 160. Daí ela entende na prática como funciona, vai vendo que a rentabilidade é maior do que a poupança, e depois vai aumentando o valor da aplicação.
Deixe seu Comentário