Em um comunicado, o governo da Ucrânia afirmou que, pela primeira vez desde o o começo da guerra, a Rússia lançou um míssil balístico intercontinental em território ucraniano. Os militares disseram que o lançamento foi feito na região de Astrakhan. Eles tinham como alvo a cidade de Dnipro, em especial empresas e a infraestrutura local.
Não foram revelados detalhes sobre danos ou se houve alguma baixa. Além disso, as forças armadas da Ucrânia também não disseram se enfrentaram o míssil, apenas que seis outros mísseis de cruzeiro Kh-101 foram abatidos
Um míssil balístico é diferente dos tradicionais porque ele segue uma trajetória determinada. Ou seja, ele não pode ter seu caminho alterado após queimar o combustível. Ao serem lançados, eles não recebem nenhum outro impulso. Além disso, é reconhecido em confrontos por ter como objetivo atingir um alvo e ser dificilmente abatido.
Por poder viajar milhares de quilômetros, eles ainda tem capacidade de transformar cargas mais pesadas, como até mesmo cargas nucleares. Eles foram criados, inclusive, para um confronto nuclear.
A Rússia não comentou a acusação.
Deixe seu Comentário