2020, foi um ano marcado por uma das piores pandemias dos últimos anos, o Covid- 19, trouxe uma nova adaptação na vida das pessoas. E a internet foi uma aliada, nesses tempos de crise. A produção de eventos e encontros sociais, já é uma realidade dentro desse meio, escolas e faculdades adotaram o modelo EAD, muitas empresas utilizaram o trabalho home-office para não perderem seus funcionários. No entanto, as eleições do primeiro turno que acontecem. no domingo (15), não podem serem feitas por meio digitais. Medidas sanitaristas foram adotadas pelo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), juntamente com uma equipe de profissionais da saúde que incluem dois hospitais; O sírio-libanês e o hospital Albert Einstein e por técnicos da saúde da fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
O plano de segurança foi focado em duas frentes, mesário e eleitor. Cartazes ilustrativos com o passo a passo da votação serão expostos nas sessões eleitorais. No dia da votação, o eleitor, deve estar informado sobre o seu local de voto, devido a pandemia, muitos locais mudaram, principalmente nas cidades grandes. A pessoa não precisa ter o titulo de eleitor em mãos, basta saber o local do voto e portar um documento com foto; RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho, passaporte, se não tiver nenhum, pode baixar o e-título digital com foto e poderá votar em todo território nacional.
Eleitores
O horário de votação será ampliado, de 07h às 17h, mas de 07h às 10h será preferencial para maiores de 60 anos. Uso obrigatório de máscaras, a distância mínima exigida é de um metro. Não será permitido comida dentro dos locais de voto, o álcool em gel será distribuído para usar antes e depois do voto. O eleitor precisa levar sua própria caneta, as urnas não podem ser higienizadas, por isso o uso de álcool em gel, antes e depois, é importante.
Os mesários receberão mascaras e terão que trocar a cada quatro horas, usar álcool e uma proteção de acetato, que deve ser usada o tempo todo. Tanto mesários como eleitores que estiverem com os sintomas da Covi-19, não devem comparecer ao local de votação. Posteriormente, a ausência, poderá ser justificada na Justiça eleitoral. Para o eleitor justificar sua ausência no dia eleitoral, pode utilizar o celular e deve baixar o app, e-titulo que se encontra disponível no Google play e na Apple Store.
Deixe seu Comentário