Os profissionais da beleza costumam dizer que o cabelo é a moldura do rosto. Porém, manter as madeixas bonitas e saudáveis pode custar caro. Pensando nisso, acadêmicas do Instituto Centec, de Barbalha, desenvolvem pesquisas com as propriedades da cenoura para desenvolver uma alternativa barata no tratamento dos cabelos.
Carboxterapia, microagulhamento e laser são um dos métodos utilizados nas clínicas de estética para tratamentos capilares. Eles melhoram o aspecto oleoso do couro cabeludo e reduzem a queda.
Todos os procedimentos inclusos custam, em média, R$ 1.900. De acordo com a fisioterapeuta dermatofuncional, Mirlene Borges, antes de realizar o tratamento é necessária uma avaliação individual.
“Primeiro, a gente precisa saber se o paciente tem algum problema hormonal. A gente faz toda a avaliação para saber o tipo de queda de cabelo que ele tem, se é por calvície, por ansiedade, erupção hormonal”, explica.
De acordo com o médico presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no Ceará, Edmar Fernandes, a queda excessiva de cabelo está relacionada ao nível de testosterona. Sendo assim, a calvície é uma patologia que acomete, em sua maioria, os homens.
“A causa mais comum é a questão hormonal, da testosterona. Por isso que o homem é mais afetado. Ao longo dos anos, vai ocorrendo diminuição do crescimento desses pelos. A mulher, quando entra em menopausa, cai a progesterona e o estrogênio, aumenta um pouco a testosterona, e as mulheres sentem uma acentuada queda de cabelo a partir dos 50 anos”, descreve.
Um estudo realizado na Região do Cariri, usando as propriedades da cenoura, promete ser uma alternativa para quem não tem muito dinheiro para investir no tratamento dos cabelos. A pesquisa é do Centro Vocacional Técnico do Instituto Centec de Barbalha. A estudante do curso técnico em meio ambiente, Kamila Soares, está empolgada com a descoberta.
“A gente começou a produzir a cenoura e viu que ela está encontrando aplicações. Até a folha da cenoura é aproveitada. A gente vende esse óleo e compra mais cenouras. Serve para manter o projeto”, revela.
Kamila explica que o óleo fornece os nutrientes necessários para os cabelos. A aluna esclarece ainda que a pesquisa está em fase de testes, mas já mostra resultados positivos.
“A gente fez o óleo e dividiu em ampolas para algumas alunas. A gente fez um questionário, e pessoas de mais idade perceberam uma ausência da queda no cabelo, que melhorou a hidratação”.
Rica principalmente em vitamina A, a cenoura também possui outros nutrientes como as vitaminas B, C e K, além de sais minerais, como o potássio, sódio, cálcio e magnésio. Os componentes presentes na cenoura ajudam a manter a pele e os cabelos saudáveis.
Deixe seu Comentário