Na manhã de hoje, um motorista tentou furar o bloqueio na ingresso do Palácio da Alvorada, residência solene do presidente da República. Militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que guardam os acessos chegaram a fazer disparos de arma de queimada. A informação foi publicada em primeira mão pelos jornalistas Carlos Carone e Mirelle Pinho, do site Metrópoles.
A informação apurada é que os tiros teriam sido somente de recado, já que os pneus do coche foram furados pelo dispositivo de segurança localizado na ingresso de veículos. O motorista conseguiu trespassar do sítio e ninguém foi recluso.
O presidente Lula não correu nenhum risco no incidente. A Polícia Federalista vai investigar a autoria e a motivação do incidente.
A tentativa de invasão ocorreu no bloqueio que fica nas imediações do Palácio do Jaburu, residência solene do vice-presidente da República. A passagem serve de entrada à dimensão do Alvorada.
Não é a primeira vez que um coche avança sobre um ponto de bloqueio do Alvorada. Há casos semelhantes registrados pelo menos em 2011, 2017 e 2020. Em todos eles, a estrutura conteve o invasor e a integridade física dos respectivos presidentes não foi ameaçada.
Em 2020, um varão com suspeitas de estar embriagado chegou a superar o espelho d’chuva que separa a dimensão restrita do Alvorada do espaço atingível ao público. Ele foi represado no gramado meão, sobre 300 metros da ingresso principal do prédio.
Deixe seu Comentário