#VoceViu

Professor denuncia loja de brinquedos por vitrine racista

Um professor do Rio de Janeiro denunciou uma loja de brinquedos em um shopping carioca por promover associação racista ao posicionar bonecas brancas junto a um macaco e uma boneca negra em um causa exposto na vitrine. A denúncia foi feita nas redes sociais.

Em perfil no Instagram, o professor Moisés Machado afirmou que a vitrine da loja destacaria simbolismo que pode substanciar estereótipos e preconceito. A informação é do G1.

“Parear uma petiz preta com um macaco é cruel demais! Por meio desse símbolo, a petiz negra internaliza sua posição uma vez que subalterna e crianças brancas são incentivadas a reproduzir o preto uma vez que um bicho, um subalterno. Em nossa sociedade, o racismo não é velado, é escancarado! Esse mal precisa ser combatido! “, escreveu.

Posteriormente a repercussão negativa do caso, o shopping afirmou que o lojista responsável pela vitrine foi acionado e os brinquedos retirados. A governo do meio de compras informou ainda que não tem “gerência sobre as vitrines das lojas, mas reforçamos nosso compromisso com o saudação, a pluralidade e a heterogeneidade”.

“O Botafogo Praia informa que não tolera nenhuma forma de preconceito e esclarece que, logo que tomou conhecimento, entrou em contato com o lojista para a retirada do brinquedo. O shopping reforça que o boneco já foi retirado da vitrine e ressalta que está em ordenado revisão dos seus processos para prometer o compromisso com o saudação, a pluralidade e a heterogeneidade e evitar que situações uma vez que esta voltem a se repetir.”

A Gamelândia Brinquedos, responsável pela vitrine, publicou uma nota no Instagram e informou que “em momento qualquer houve intenção de promover qualquer tipo de ato racista”.

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) abriu questionário para investigar o caso.

Professor denuncia loja de brinquedos por vitrine racista
Acompanhe as últimas notícias e acontecimentos relevantes de cidades do Brasil e do mundo. Fique por dentro dos principais assuntos no Portal Voz do Sertão, aqui você vai ficar conectado com as notícias.

Deixe seu Comentário

Veja Mais Relacionadas

Nossos Produtos