Por Andreia Verdélio – Sucursal Brasil
A Receita Federalista paga nesta quarta-feira (31) o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de janeiro. Ao todo, 306.224 contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e acertaram as contas com o Fisco receberão R$ 800 milhões.
O pagamento será feito na conta informada na enunciação do Imposto de Renda. Muitos dos contribuintes contemplados têm prioridade legítimo, sendo 8.613 idosos supra de 80 anos, 67.695 contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.403 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 20.258 contribuintes cuja maior nascente de renda é o magistério.
Também há 128.138 contribuintes sem prioridade legítimo, mas que receberão neste lote por terem usado a enunciação pré-preenchida ou optado por receber a restituição por meio de PIX. Por termo, foram contemplados 75.117 contribuintes não prioritários.
A consulta foi oportunidade no último dia 24 na página da Receita Federalista na internet. Basta o tributário clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é verosímil fazer a consulta no aplicativo da Receita Federalista para tablets e smartphones.
Caso o tributário não esteja na lista, deverá entrar no Meio Virtual de Atendimento ao Tributário (e-CAC) e tirar o extrato da enunciação. Se houver pendência, pode enviar enunciação retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
RESGATE
Se o crédito não for realizado, uma vez que, por exemplo, se a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Médio de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone peculiar restrito para deficientes auditivos).
Caso o tributário não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve – acessando o menu Declarações e Demonstrativos -, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Deixe seu Comentário