A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2024 — ano pretérito, a escola ficou em segundo lugar. A corporação levou o título com o enredo “Arroboboi, Dangbé!”
Sob o comando do carnavalesco Tarcísio Zanon, a Viradouro apresentou enredo fundamentado nas crenças voduns dos povos africanos que viviam na Costa da Mina — a região abrange hoje Gana, Togo, Benim e Nigéria. Vodum era um nome usado para simbolizar as divindades ou forças invisíveis do mundo místico.
Na tradição original, as mulheres são escolhidas e iniciadas em ritos de louvor à serpente sagrada conhecida porquê Dangbé — a ofídio que engole a própria rabo para dar estabilidade.
RECURSO
Os dirigentes da Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor enviaram à Liesa, na tarde desta quarta-feira (14), documento pedindo punição à Viradouro por provável irregularidade na sua Percentagem de frente.
As quatro escolas alegam que a Viradouro teria ultrapassado o limite de 15 integrantes durante a apresentação da corporação de Niterói.
Segundo o UOL, se a Viradouro for punida, é difícil que a escola perdida o título. Isso porque a diferença de pontuação para o segundo lugar é de 0.7 e o regulamento da Liesa prevê punição máxima de 0.5 por inciso violado.
VOLTA À SÉRIE OURO
A Unidos do Porto da Pedra foi rebaixada para a Série Ouro, um ano posteriormente subir ao Grupo Próprio. A corporação de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estava longe da escol do Carnaval carioca há 12 anos.
Primeira escola a desfilar no Grupo Próprio em 2024, a Porto da Pedra levou para a Sapucaí o enredo “Lunário Perpétuo: a profética do saber popular”, do carnavalesco Mauro Quintaes, fundamentado no livro homônimo escrito pelo valenciano Jerônimo Cortés, em 1594.
CLASSIFICAÇÃO E PONTUAÇÃO
- Viradouro – 270,0
- Imperatriz Leopoldinense – 269,3
- Grande Rio – 269,2
- Salgueiro – 269,0
- Portela- 268,9
- Vila Isabel – 268,8
- Mangueira – 268,8
- Beija-Flor – 268,5
- Tuiuti – 268,3
- Mocidade Independente de Padre Miguel – 267,2
- Unidos da Tijuca – 265,7
- Porto da Pedra – 264,9
Deixe seu Comentário