Econômia

Modelo de saúde integrado da Hapvida traz mais qualidade de vida para pacientes crônicos | Hapvida Notredame Intermédica

Os planos de saúde desempenham um papel importante de ampliar a assistência médica aos brasileiros e garantir atendimento em caso de doenças ou acidentes. Mas não costumam ser muito eficientes na promoção da saúde e prevenção das doenças, por praticarem um modelo de atendimento fragmentado, com operadoras, hospitais, laboratórios e clínicas médicas atuando separadamente.

Uma exceção é a Hapvida, maior operadora de saúde e odontologia da América Latina, que no cuidado dos seus mais de 15,7 milhões de clientes, adota um modelo que promove a saúde de forma proativa, com foco na prevenção e no acompanhamento contínuo. E vem alcançando excelentes resultados no controle de diversas doenças crônicas e na melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários.

A principal característica que viabiliza essa abordagem é o modelo verticalizado da operadora. Por meio de uma rede própria e integrada, a instituição centraliza o cuidado e reúne dados completos sobre cada paciente, desde exames e consultas até tratamentos e hospitalizações. Essa integração permite um entendimento mais abrangente, possibilitando a coordenação eficiente do cuidado. “Nosso modelo garante que nenhuma informação seja perdida, permitindo uma visão completa da saúde de cada pessoa”, afirma o Dr. Fabiano Rosa, diretor médico corporativo da Hapvida.

A operadora investe constantemente em tecnologia e inovação, e tem utilizado cada vez mais o auxílio da inteligência artificial para identificar precocemente padrões de risco, o que tem facilitado a inclusão dos beneficiários em programas de prevenção ou acompanhamento. “A ferramenta nos permite organizar melhor a jornada do paciente e atuar de forma proativa, muitas vezes antes que ele perceba a necessidade de uma assistência”, ele afirma. “Trabalhamos para prevenir a manifestação de doenças sempre que possível e, quando não, para evitar que elas avancem ou causem complicações.”

Mais de 200 mil pacientes acompanhados

A trajetória da Hapvida na promoção da saúde não é recente. Desde os anos 1980, a operadora tem a prevenção como pilar de suas ações, acumulando experiência na identificação e no cuidado de condições crônicas. Atualmente, cerca de 200 mil pacientes estão integrados em programas de acompanhamento contínuo, como os voltados para diabetes, obesidade e insuficiência renal. “Nosso objetivo é identificar precocemente os beneficiários com maior risco e proporcionar o cuidado adequado antes que as complicações surjam”, afirma o Dr. Fabiano Rosa.

Esse trabalho é estruturado em dois níveis de assistência: o Qualivida, que atua em estágios mais iniciais de doenças crônicas ou situações que exigem cuidados especiais, e o CASE, voltado a casos moderados ou graves. Ambos oferecem suporte personalizado e interdisciplinar, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O Qualivida oferece linhas de cuidado para gestantes, idosos com perda moderada da capacidade funcional e beneficiários com condições como diabetes, dores crônicas na coluna, obesidade mórbida, doenças cardíacas e câncer. “Todas as linhas de cuidado compartilham a missão de proporcionar suporte integral e estimular o autocuidado”, destaca o diretor médico.

Pacientes com diabetes, por exemplo, são identificados a partir de alterações nos exames de hemoglobina glicada. Após a triagem inicial, são convidados a ingressar na linha de cuidado Viver Bem Diabetes, que oferece acompanhamento personalizado, ajustes de medicação e orientações específicas. “Conseguimos postergar complicações graves, como insuficiência renal, amputações ou infartos, promovendo um cuidado contínuo e estruturado”, ele explica.

Outro caso típico é o acompanhamento de quem sofre de doenças renais crônicas na linha de cuidado Sinta-se Bem. Ela avalia indicadores como creatinina elevada e filtração glomerular para iniciar o monitoramento antes que o paciente necessite de terapias renais substitutivas, como hemodiálise. “Identificamos a causa raiz da condição renal e agimos para evitar sua progressão”, ressalta.

O Qualivida foi o primeiro programa de promoção à saúde e prevenção de doenças da América Latina a receber o selo Qmentum Diamond, que atesta o nível máximo de excelência, concedido pela certificadora canadense Qmentum.

Já o programa CASE atende beneficiários em estágios mais avançados de condições crônicas ou com alta complexidade, como insuficiência cardíaca, doença renal, doença pulmonar, neuropatias periféricas, sequelas neurológicas irreversíveis e incapacitantes, neoplasias metastáticas, infecções ósseas, doenças autoimunes refratárias a terapias convencionais e fragilidade.

Criado há 27 anos, o projeto oferece suporte contínuo e personalizado, incluindo serviços como hospital-dia e atendimento telefônico 24 horas. Ele é destinado a pessoas com múltiplas comorbidades ou dependências específicas, como uso de dispositivos assistenciais ou histórico de internações frequentes, melhorando a qualidade de vida de quem necessita de um cuidado intensivo e interdisciplinar.

Por meio do Qualivida e do CASE, afirma o Dr. Fabiano Rosa, a Hapvida vem evitando ou retardando a progressão de várias doenças e suas complicações. No caso do diabetes, por exemplo, esses programas reduzem em 54% o risco de amputações e em 47% o de infarto. E resultados semelhantes vêm sendo observados nas demais linhas de cuidado.

Para o futuro, a operadora espera intensificar ainda mais esse trabalho, apoiada pelos avanços da inteligência artificial. O diretor médico observa que a aplicação dessa tecnologia ao amplo volume de dados de pacientes gerado pelo modelo verticalizado da operadora amplia muito as oportunidades de atuação. E torna possível identificar, cada vez mais cedo, aqueles com risco de desenvolver essas ou outras doenças, encaminhando-os aos programas existentes ou até mesmo criando linhas de cuidado.

Com essa forma de atuação, ele conclui, a Hapvida cumpre o propósito de promover mais longevidade e qualidade de vida para seus beneficiários, evitando em muitos casos que eles desenvolvam doenças crônicas e retardando o seu agravamento, o que naturalmente tem reduzido a necessidade de tratamentos mais agressivos e de alta complexidade – e vem contribuindo para o aumento da sustentabilidade do seu ecossistema de saúde, permitindo o acesso a uma saúde de qualidade para milhões de brasileiros.

Modelo de saúde integrado da Hapvida traz mais qualidade de vida para pacientes crônicos | Hapvida Notredame Intermédica
Acompanhe as últimas notícias e acontecimentos relevantes de cidades do Brasil e do mundo. Fique por dentro dos principais assuntos no Portal Voz do Sertão, aqui você vai ficar conectado com as notícias.

Deixe seu Comentário

Veja Mais Relacionadas

Nossos Produtos