Podcast

PT, PL, MDB e Podemos formalizam apoio a Hugo Motta que, agora, une direita, esquerda e centro | Política

A candidatura do deputado Hugo Motta, do Republicanos, à presidência da Câmara uniu o PT, do presidente Lula, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os anúncios foram feitos nesta quarta-feira, junto dos apoios formalizados também nesta quarta do MDB, Podemos e PP. Motta agregou a força da direita, da esquerda e do centro. E esvaziou as candidaturas de Elmar Nascimento, do União Brasil, e de Antônio Brito, do PSD, que agora buscam uma “saída honrosa” para esses outros dois deputados.

Antes de anunciar os apoios, os partidos se reuniram com Motta e levaram ao candidato a presidência da Câmara demandas próprias de interesse de cada um. A preocupação do PT e o PL é a mesma: em torno do projeto da anistia aos envolvidos no 8 de janeiro. Mas, do lado do partido de Lula, a preocupação é fazer com que a proposta não prospere. Para o PT, o movimento de Lira de retirar o protagonismo da CCJ e criar a comissão especial por onde o texto vai tramitar foi importante. Mas o partido quer o compromisso de Motta de não perdoar quem participou ou financiou os ataques golpistas.

O líder do PT, o deputado Odair Cunha, disse que a definição em nome de Motta não ocorreu em dois dias, mas foi uma construção de meses e que o partido entende que é a candidatura de “funcionamento institucional” da Câmara.

Já o PL inicialmente tinha adiado o anúncio, após se reunir na tarde desta quarta-feira. Mas, a noite, formalizou o apoio ao lado de Motta. O líder, o deputado Altineu Cortes, disse que não se deve partidarizar o PL da Anistia e frisou que agora o partido vai levar uma lista de pautas prioritárias a Hugo Motta.

Uma ala do PL se irritou com o fato de Lira criar uma comissão especial por onde o projeto da anistia precisa agora tramitar. O partido tem interesse em fazer a proposta avançar, inclusive em benefício do ex-presidente Jair Bolsonaro que, pelo segundo dia, foi pessoalmente ao Congresso, onde se reuniu com a liderança do partido no Senado, que fechou apoio a Davi Alcolumbre.

Depois dos anúncios, Motta agradeceu os apoios e disse que vai construir consenso entre as divergências.

Nesta quarta-feira, o MDB e Podemos também formalizaram o apoio a Motta. O primeiro partido que anunciou apoio ao deputado foi o PP. Nos bastidores, partidos como União Brasil e PSD agora já cogitam uma “saída honrosa” para os outros dois candidatos, Elmar Nascimento e Antônio Brito.

PT, PL, MDB e Podemos formalizam apoio a Hugo Motta que, agora, une direita, esquerda e centro | Política
Acompanhe as últimas notícias e acontecimentos relevantes de cidades do Brasil e do mundo. Fique por dentro dos principais assuntos no Portal Voz do Sertão, aqui você vai ficar conectado com as notícias.

Deixe seu Comentário

Veja Mais Relacionadas

Nossos Produtos