Educação

Dívidas com Fies poderão ser renegociadas com descontos de até 99%

Estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e que têm dívidas em delongado poderão renegociar os débitos com até 99% de desconto em juros e multas. A informação é do ministro da Instrução, Camilo Santana. Atualmente, existem 1,2 milhão de contratos inadimplentes, com saldo devedor de R$ 54 bilhões.

A renegociação está prevista na lei do Pacto Vernáculo pela Retomada de Obras Inacabadas, que foi sancionada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pelo texto, as vantagens para renegociar as dívidas são para os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023.

A lei, aprovada pelo Congresso Vernáculo em outubro, traz ainda condições mais favoráveis de amortização dos contratos celebrados até o termo de 2017.

De congraçamento com o texto, os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive o principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor.

Para aqueles que não se enquadram nessas condições, mas ainda com débitos vencidos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, e que queiram amortizar o contrato, o desconto será de até 77% do totalidade da dívida.

Dívidas com Fies poderão ser renegociadas com descontos de até 99%
Acompanhe as últimas notícias e acontecimentos relevantes de cidades do Brasil e do mundo. Fique por dentro dos principais assuntos no Portal Voz do Sertão, aqui você vai ficar conectado com as notícias.

Deixe seu Comentário

Veja Mais Relacionadas

Nossos Produtos