#VoceViu

camisa número 44 proibida simbologia nazista

A Adidas, fornecedora de materiais esportivos para a seleção alemã de futebol, proibiu a compra de uniformes personalizados com o número 44. A medida ocorreu em seguida serem apontadas semelhanças com o símbolo usado pelas unidades nazistas da SS da estação da Segunda Guerra Mundial.

As unidades SS foram as maiores responsáveis pelos crimes contra a humanidade cometidos pelos nazistas. A informação é da BBC.

“Bloquearemos a personalização das camisas da seleção alemã”, afirmou um porta-voz da Adidas.

Uniforme

Camisa da seleção alemã remete à SS, uma das responsáveis pelos crimes contra a humanidade perpetrados pelos nazistas (Getty Images)

O historiador Michael König foi o primeiro a falar sobre a semelhança do uniforme lançado com o simbolismo nazista ao expor que o design dos uniformes era “muito questionável”.

O símbolo nazista, usado pelas unidades SS, foi foi projetado em 1929. Os membros da SS cumpriam funções uma vez que as de agentes da Gestapo, a polícia secreta alemã, e de guardas de campos de concentração. Eles tinham deveres de dirigir os locais onde milhões de pessoas foram condenadas à morte.

O que diz a Adidas?

O porta-voz da Adidas, Oliver Brüggen, negou que a semelhança do uniforme com os símbolos nazistas fosse premeditado. Segundo a empresa, a Federação Alemã de Futebol (DFB) e parceiros desenharam os números nas camisas.

“Nós, uma vez que empresa, estamos comprometidos em nos opor à xenofobia, ao antissemitismo, à violência e ao ódio em todas as formas”, disse Brüggen.

A Federação Alemã de Futebol (DFB) se manifestou através de uma publicação na rede social X. A DFB informou que os desenhos das camisas foram submetidos à UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) para revisão durante o processo de design e que “nenhuma das partes envolvidas viu qualquer proximidade com o simbolismo nazista”.

De consonância a entidade, seria desenvolvido um design recíproco para o número 4.

Seleção Alemã

O novo uniforme da seleção alemã também causou polêmica pela escolha do rosa claro uma vez que cor para o segundo kit, que seria em menção à inconstância do país. Os críticos, no entanto, afirmam que esta não é a cor tradicional da Alemanha e foi introduzida unicamente para recolher verba para a DFB.

A Adidas fabrica as camisas alemãs desde 1950. A DFB anunciou recentemente que a parceria com a empresa alemã está chegando ao termo. A partir de 2027, a Alemanha vai ter a americana Nike uma vez que fornecedora de materiais esportivos.

A Alemanha será a anfitriã da Eurocopa marcada para nascente ano, que será realizada em 10 cidades diferentes.

camisa número 44 proibida simbologia nazista
Acompanhe as últimas notícias e acontecimentos relevantes de cidades do Brasil e do mundo. Fique por dentro dos principais assuntos no Portal Voz do Sertão, aqui você vai ficar conectado com as notícias.

Deixe seu Comentário

Veja Mais Relacionadas

Nossos Produtos